Como a Insegurança Atrapalha no Dia a Dia
5 mins read

Como a Insegurança Atrapalha no Dia a Dia

Hey, Gente!!! Quero começar hoje com uma pergunta, você se considera um pessoa insegura? Se sim a insegurança já te atrapalhou no seu dia a dia?

Eu assumo ser uma pessoa super insegura, por mais que doa admitir, e já respondendo a segunda pergunta, a insegurança já me atrapalhou diversas vezes, vou estar compartilhando algumas delas enquanto falo sobre.

Eu acho que insegurança está muito ligada a autoestima, se você está bem com a sua aparência e com quem você é as chances de você ser inseguro é bem menor, mas se você tem a autoestima baixa você é inseguro com quem você é.

Minha Insegurança

A minha insegurança aumentou muito depois que eu me tornei uma adulta (apesar de muitas vezes ainda não conseguir me ver assim), me atrapalhou muito a conseguir um emprego, porque quando você é inseguro você tem o costume de querer ficar o mais Invisível possível e em qualquer entrevista ou processo seletivo você tem que fazer exatamente o contrário e o fato de você estar sendo analisado e julgado por cada movimento que você faz, cada palavra que você diz não ajuda muito.

No curso que eu faço, arquitetura e urbanismo você tem as suas ideias e a sua criatividade analisada por todos os professores, por mais que seja de forma a ajudar no crescimento como profissional para mim é muito difícil não levar para o pessoal e pensar que talvez eu não esteja no caminho certo e que não sou boa nisso. Quando tem uma apresentação então!? Meu Deus, já começo a ficar nervosa no caminho pra faculdade, começo a achar que o slide ou vídeo não está bom, que usei as palavras erradas, que não consegui falar o que queria, enfim é terrível.

Aqui eu citei duas áreas da minha vida em que a insegurança me atrapalha, mas tem inúmeras outras em que você simplesmente não faz nada por causa dela. A insegurança me atrapalha a me relacionar com qualquer pessoa, afinal eu não interessante ou legal, talvez eu esteja incomodando.

Você se identificou com alguma situação? São bem comuns, mas como eu sempre gosto de ajudar ou trazer algo positivo em todos os meus posts eu quero finalizar com dicas para estar te ajudando nisso.

É possível exige prática e tempo, lembre-se que você não nasceu inseguro (a), você é capaz de mudar isso.

Se coloque a prova

Como eu disse, deixar de ser inseguro leva tempo e exige prática, então está disposto (a) a se colocar em situações em que você tenha que encarar isso, saia da zona de conforto.

Pense menos

Você provavelmente pensa muito antes de tudo, é uma forma de estar preparado certo? Se isso funciona para você ótimo, mas se não tente fazer o contrário, pense menos antes de agir. Essa é a técnica que eu uso contra a procrastinação, só vai!
Mas lembre-se de usar isso com atitudes é não palavras, no caso das palavras pode acabar magoado alguém o falando algo que não devia.

Você não é o centro das atenções

Acredite o mundo não está reparando em você, eu li um texto uma vez sobre isso pessoas tímidas e inseguras se consideram o centro das atenções (foi um pouco cruel e eu discordo de muita coisa, mas uma parte faz sentido) sempre achamos que as pessoas estão nos olhando ou vão reparar cada detalhe nosso, mas na maioria das vezes o centro das atenções de cada pessoa é ela mesma.

Leia Também:

10 Dicas Para Aumentar a Autoestima

Vida Adulta, Autoestima e Otimismo

Tente ser leve

Imagine que tá todo mundo pelado ou vestido de palhaço, essa foi uma dica que eu vi em um filme ou série, não me lembro, imaginar que as outras pessoas também estão “inseguras” também torna mais fácil, essa dica é ótima quando você está fazendo uma apresentação, falando para muitas pessoas.

Um pouco de insegurança é normal

A maioria das pessoas tem as suas noias consigo mesma, você provavelmente já viu algum filme em que o cara ou a menina são super seguros de si, mas em algum momento descobrem que é apenas uma uma fachada e que na verdade no fundo são inseguro? Isso acontece na vida real também, então lembre-se que é normal.

5 thoughts on “Como a Insegurança Atrapalha no Dia a Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *